É comum ao terminar de editar um trabalho em softwares de edição e criação, que o operador feche o trabalho como um arquivo de extensão .jpeg. O formato .jpeg ou .jpg se mantém com fidelidade dos tons de cores e pelos três níveis de compressão, fica “leve” e de rápido processamento para impressão em PLOTTERs.
Mas não se consegue a mesma fidelidade e compatibilidade de cor que o formato .pdf. Oriundo do PostScript, permite um melhor aproveitamento de qualidade quando se trabalha com gerenciamento de cores.
Ao fechar um trabalho em formato .pdf em softwares de edição e criação, selecionam-se comandos de publicar arquivos em extensão .pdf. Em seguida, em alguns softwares, aparecem telas com três opções e botões para opções de “Nome do Arquivo”, “Salvar como tipo”, onde aparecem .pdf e “estilo .pdf”. Essa ultima opção muitas vezes é ignorada, mas é uma ferramenta muito útil no tratamento da cor. Nessa opção você pode escolher usar o estilo PDF/X que mais se adequará ao seu trabalho.
O PDF/X (Portable Document Format Exchange) é um subconjunto do Adobe .pdf com a finalidade de eliminar muitas das variáveis de cor, fonte e trapping e evitam problemas de impressão.