Como qualquer mercado, o mercado de impressoras de grandes formatos – PLOTTERs – é sempre alvo de oportunidades, oportunistas e folclore.
Sempre tem aquele oportunista que vai fazer uma viagem ao exterior e liga para os parceiros, amigos e até concorrentes para “trazer” alguns cartuchos e, acima da economia, coloca também o ganho sobre estes mesmos “parceiros”.
Lembrando que para uma ação de trazer cartuchos de tinta do exterior ter retorno, é preciso trazer uma boa quantidade, não pagar os impostos ( correr riscos ) e usá-los rapidamente no retorno ou até mesmo, vendê-los rapidamente. Caso contrário, é capital parado, ação que retira capital da empresa e o mais importante : o foco.
Depois de algum tempo começa a derradeira ladeira pois, além de cartuchos e outras ações, o que menos tinha era foco no próprio negócio … na excelência.
Voltando a certificação da identidade “original” de um suprimento, veja a foto abaixo de uma embalagem de uma cabeça de impressão para PLOTTERs :
Normalmente na parte traseira há um selo de nacionalização do importador que é o próprio fabricante, os contatos para procedência, validade e garantia e dados empresariais como o CNPJ e outros.
Em outros pode vir o selo de autenticidade do suprimento. A versão mais recente da etiqueta de segurança, desenvolvida para cartuchos jato de tinta e toner, oferecem o Mobile Authentication (autenticação móvel), permitindo aos clientes capturarem um número de série único da etiqueta usando um leitor de códigos de resposta rápida (QR code) em um smartphone, ou digitar o número de série no website Mobile Authentication antes de comprarem ou abrirem o cartucho.
Fonte: Programa HP Selling Advantage